Fotógrafo Frederico Gomes revela detalhes curiosos sobre o Dia Mundial da Fotografia, que é celebrado neste dia 19 de agosto.

Você sabia que o Dia Mundial da Fotografia é comemorado hoje, dia 19 de agosto? A razão disso é a invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre em 1837. Pouco tempo depois, em janeiro de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção do daguerreótipo mais sofisticado e, em 19 de agosto daquele ano, o governo considerou a invenção de Daguerre como um presente ‘grátis para o mundo”, conta o fotógrafo Frederico Gomes.

Ele lembra que outro processo fotográfico, feito em um aparelho chamado calótipo, foi inventado também no mesmo ano por William Fox Talbot. “Devido a isso, o ano de 1839 passou a ser considerado o ano da invenção da fotografia”.

Segundo o fotógrafo, a Daguerreotipia consiste em fixar uma imagem em uma placa de cobre revestida com prata, expondo a placa a cristais de iodo. Depois, este processo foi substituído pela Colotipia, até chegar nas câmeras mais modernas que temos hoje”. Agora, em pleno século XXI, os equipamentos estão cada vez menores e com mais ferramentas disponíveis para quem deseja tirar fotos por aí. “A tecnologia digital é fator essencial para essas transformações. As câmeras são oferecidas no mercado a preços cada vez menores. Além disso, hoje em dia é muito fácil registrar as fotografias, imprimir e enviar para outras pessoas pela internet”, observa.

Outro detalhe é que atualmente qualquer pessoa pode tirar fotos em qualquer lugar: “Essa incorporação da câmera fotográfica aos aparelhos de telefonia móvel tem definitivamente levado a fotografia ao cotidiano particular do indivíduo. Outro detalhe é que atualmente qualquer pessoa pode publicar inúmeras fotos no mesmo dia, em diversas poses e situações. Então é muito fácil registrar qualquer momento da vida diária”, revela Frederico.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.