O compositor e multi-instrumentalista de 21 anos, Sam Eagle anunciou detalhes de seu novo EP “She’s So Nice”, e também seu novo single How Often. O novo lançamento segue o seu aclamado EP ‘Something Out Of Nothing, e está previsto para Abril de 2021 via Cooking Vinyl.   

Após o lançamento de seu último EP, Sam foi recentemente anunciado como Artista Do Ano 2020 pela BBC Introducing Essex, e esse mês ele apoiou seu parceiro de selo Passenger para um show livestream no canal da Twitch Amazon UK (e também foi transmitido nos canais de Passenger e Sam). Lançado em Novembro de 2020,  ‘Something Out Of Nothing’ contou com os recentes singles Big King’, Like This’, Funkenheim’ e Think Twice’ que geraram aplausos de nomes como BBC Radio 1, 1Xtra, 6 Music, Radio X (evening playlist), CLASH, Mahogany, Berlin in Stereo e NPR,e também foram adicionadas em playlists do Spotify como “Fresh Finds” e “Fresh Finds: The Wave”. Além de lançar seu EP, Sam terminou a primeira série de seu novo podcast ‘SamCast’, onde ele fala com alguns de seus artistas favoritos sobre suas histórias, filosofias e processos criativos. Os convidados são diversos em gênero e localização, mas têm uma característica comum: sua atitude em criar uma música que é única e inovadora. Convidados recentes incluem nomes como Tom Robinson, Roman Rappak, Sam Duckworth e Yugen Blakrok, com o podcast alcançando a sexta posição nas paradas de podcast de comentários musicais da Apple.

‘Something Out Of Nothing’ marcou um novo capítulo para Sam, tanto pessoal quanto musicalmente, o novo single ‘How Often’ é uma declaração expansiva de sua intenção de continuar a experimentar e diversificar sonoramente.  ‘How Often’ constantemente se desconstrói e remonta em algo totalmente novo. Construído em volta de uma seção levada pelo ritmo e baixo do funk, a faixa muda para um território de art-rock com inflexão psicológica, com linhas de guitarra obtusas e sintetizadores melífluos, tudo enquanto é carregado pelos ganchos vocais emocionantes de Sam. A música termina com uma quebra de R&B antes de levar a uma resolução instrumental mais suave e edificante. Tudo isso acontece em pouco mais de 3 minutos e oferece uma introdução perfeita ao ambicioso próximo corpo de trabalho de Sam.

Ao falar sobre o single, Sam diz, “Essa faixa foi a primeira música que eu escrevi depois de decidir voltar a escrever para mim. Eu queria escrever uma faixa divertida, colorida, estranha de um jeito legal, rítmica e interessante estruturalmente. Achei que seria legal escrever em três seções, a primeira sendo mais positiva, energética e colorida, a seção do meio é mais incerta, estranha e sombria; e então a última seção sendo mais tranquila, calma, aberta e focada nas letras.

O conceito por trás da música é uma jornada musical, seguindo alguém que está bem confiante no que estão fazendo, e então perdem seu caminho, e refletem sobre tudo e encontram a resposta de seus problemas no final. Se essa música fosse ligada ao conceito de amor, seria sobre o amor pela música, ou o amor pelo que você faz, e como isso te ajuda. Eu acho que é sobre a história de todo o processo de composição e gravação desse EP em uma única música.”   

EP ‘She’s So Nice’ será lançado dia 16 de Abril 2021 via Cooking Vinyl – Pre-order AQUI

Seguindo a sua estreia em 2019 com ‘Coping Mechanisms’, o último ano viu Sam Eagle receber elogios de BBC Radio 1, 6 Music e Radio X, se apresentou em festivais como Latitude, SXSW e The Great Escape, assim como ir em uma turnê solo – incluindo shows lotados em  Southbank Centre, Green Door Store e uma apresentação esgotada no Colchester Arts Centre.

Os novos EPs vêem Sam em casa em um som maior e mais focado som enquanto direciona sua letras para algo mais pessoal. Com base nas composições de décadas antes dele, mas com uma produção moderna e atual, Sam cita uma gama eclética de artistas como influências como JPEGmafia, Andre3000 e Kendrick Lamar, bem como David Byrne e Radiohead. No entanto, Sam não tenta replicar esses artistas musicalmente, mas credita sua inspiração em termos de abordagem e sua atitude para experimentação e composição. O resultado é uma coleção de músicas que são poderosas, imaginativas, honestas e mais importante, impossíveis de classificar especificamente. 

Ao falar de seus novos materiais, Sam diz: “O processo para essas músicas foi sobre adaptar e encontrar novos jeitos de trabalhar e fazer música. Eu gravei as faixas em casa. Todo o processo de mixagem foi feito remotamente pelo telefone e internet. Esses desafios fizeram das músicas o que elas são, assim como os desafios nos fazem ser como somos.”

Para chegar nesse ponto, foi necessário uma série de refinamentos, auto exploração e aceitação. Sam descreve que uma grande parte do processo de escrever e gravar o novo EP envolveram que ele “perdesse completamente” seu caminho. Embora o ano passado o tenha visto ganhando força com seu lançamento de estreia, também envolveu muitos desafios e mudanças: um novo relacionamento, viajar pela Espanha em uma van e o bloqueio da Covid-19, que posteriormente o levaram a desejar uma oportunidade de se reconectar com o motivo pelo qual ele faz música e para quem a está fazendo. “Tem sido uma jornada bem intensa. Eu estou fazendo agora coisas que são muito mais honestas com quem eu sou…” diz Sam “Tento manter minha música como uma expressão de mim mesmo tão pura quanto possível. Essas canções são sobre amor. Para outras pessoas, família, música (ou o que quer que você faça) e natureza – os diferentes tipos de amor e o que eles trazem. Como resultado, isso muda e se mexe comigo.”

‘She’s So Nice’ é um salto extremamente emocionante em relação à estreia de Sam em 2019, não apenas em seu desenvolvimento musical, mas mais importante, na própria introspecção pessoal e consciência temática e criativa de Sam. Com seus olhos firmemente realinhados e esperando tocar ao vivo novamente em breve, este é o melhor momento possível para entrar a bordo.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.