Dez pessoas foram retiradas, por precaução, do Lugar de Carreiras, em Vitorino de Piães, Ponte de Lima, devido à aproximação de um incêndio que lavra desde a madrugada naquele concelho e já alastrou ao vizinho de Viana do Castelo.

“Foi uma manobra coordenada com a GNR. As pessoas foram retiradas temporariamente e já estão reposicionadas”, disse Marco Domingues, Comandante Operacional Distrital (CODIS) de Viana do Castelo.

“O incêndio está próximo de aglomerados habitacionais, mas se me perguntar se estão risco, não considero isso”, declarou.

O incêndio teve início cerca das 00.58 horas em Poiares, Ponte de Lima, e alastrou à freguesia contígua de Carvoeiro, Viana só Castelo. Combatem as chamas sete meios aéreos, 136 operacionais em 42 veículos de oito corporações do distrito de Viana do Castelo, e de grupos de reforço de Lisboa e da Força Especial de Bombeiros.

A principal preocupação é impedir que o fogo se aproxime das povoações, estando em risco zonas habitacionais em “Carvoeiro e Vitorino de Piães”. Descreveu que “as temperaturas já são muito elevadas” e o fogo lavra numa zona “de encosta, com grande declive, e alinhada com a exposição solar”, o que dificulta o combate. O incêndio está ativo há cerca de 14 horas consecutivas.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.