As operadoras de telemóvel britânicas vão ter de remover todo o equipamento da empresa chinesa Huawei até ao final de 2027.

A decisão foi tomada numa reunião do Conselho de Segurança Nacional presidida pelo primeiro-ministro, Boris Johnson, como resposta a sanções impostas pelos Estados Unidos à Huawei em maio.

Assim, a partir de 01 de janeiro de 2021 passa a ser proibida a compra de qualquer novo equipamento 5G da Huawei e o existente nas redes de telemóvel britânicas terá de ser completamente removido.

Duas agências de informações e segurança, o Centro Nacional de Segurança Cibernética e o Centro de Comunicações do Governo (GCHQ), produziram uma “análise detalhada dos riscos para a rede 5G”.

“Não foi uma decisão fácil, mas é a decisão acertada para as redes de telecomunicações britânicas, para a nossa segurança nacional e para a nossa economia, agora e a longo prazo”, disse Dowden no parlamento.

A Huawei opera no Reino Unido há mais de 20 anos e esteve envolvida no desenvolvimento das redes 2G, 3G e 4G, seu equipamento é considerado mais barato e avançado.

Os EUA vêem uma ameaça pela aproximação da empresa com os chineses.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.